A ideia é vender um serviço de reuniões remotas com o diferencial
de proporcionar uma melhor experiência de uso
A tecnologia oferecida pelo Virtual Meeting proporciona a facilidade de uso e alta qualidade a um preço abaixo da concorrência, esse fator influencia diretamente na experiência do usuário porque esse tipo de serviço geralmente está atrelado ao uso de alta infraestrutura, inacessível para pequenas e médias empresas pelo elevado valor de aquisição e manutenção.
Virtual Meeting | X | Tradicional Model |
Pagamento Mensal | Grátis e ilimitado | |
Pagamento p/ participante, por hora | Preço mensal fixo | |
Internet | MPLS |
A análise priorizou a arquitetura da informação e interface, assim como a identidade visual, pois o produto tem as características técnicas de uma ferramenta altamente performática, porém seu público não é prioritariamente as pessoas com alta familiaridade com a tecnologia, o diferencial é a facilidade no uso.
A criação das personas enfocou toda a experiência, durante a jornada de aquisição, primeiro contato e utilização regular do produto.
Entrevistas qualitativas com usuários de webconferências foi realizada e alguns dos insights foram confirmados:
Razões para uso de webconferências
“Economizar recursos”
“Colocar as pessoas na mesma página”
“Se funciona como se fosse presencialmente”
Os fatores de maior valor para os usuários
1. Boa qualidade de conexão
2. Se não precisa ser instalado
3. Se é fácil de usar
Para a elaboração da marca foram utilizados o conceito de reunir pessoas, simplificação pictórica, esmero do aspecto do desenho para ser entendido em um primeiro momento do que se trata o serviço e cores fora do padrão da identidade da Embratel, mas utilizadas em produtos de tecnologia com um estilo visual mais disruptivo.
Estudos para desenvolvimento da marca
Marca Virtual Meeting
Assinatura Vertical
Marca Virtual Meeting - Assinatura Horizontal
Foi produzido um painel inicial com as principais features do produto/serviço e a marcação entre as interações,
produzindo uma primeira versão de protótipo com a estrutura da interface de navegação.
Dentro do guideline de identidade visual produzido e a partir da arquitetura de informação,
foi proposta uma interface para utilização dos usuários.
Dentro do guideline de identidade visual da empresa foi proposta uma página de
comercialização do produto, com enfoque em vendas mas também na disseminação
e entendimento do uso do produto.
Foi desenhada uma régua de e-mails transacionais envolvendo o relacionamento com os
clientes e stakeholders, visando a automatização do serviço através da ativação do mesmo
pelos próprios cliente utilizando seu painel de controle.
Foram produzidos layouts diferentes para cada tipo de comunicação por e-mail.